Exame de alta resolução que usa raios X e computador para gerar “cortes” do corpo. É rápido e ótimo para investigar traumas, pulmão, abdome e vasos; pode exigir contraste iodado.
Radiografia das mamas para rastreamento e investigação de nódulos e microcalcificações. Compressão breve para melhor imagem. Padrão-ouro na detecção precoce.
Sem radiação: usa campo magnético e ondas de rádio para imagens super detalhadas de cérebro, coluna, articulações e órgãos. Pode usar contraste à base de gadolínio.
Sem radiação, em tempo real. Ondas de som avaliam órgãos, gestação, músculos e vasos (com Doppler quando necessário). Versátil, rápida e indolor.
Mede a densidade mineral dos ossos e estima risco de osteoporose. Baixíssima radiação, avaliação objetiva de coluna e quadril em poucos minutos.
Coleta guiada de um pequeno fragmento para análise laboratorial. A fusão de US/TC/RM aumenta a precisão do alvo; geralmente com anestesia local e recuperação rápida.
Tecnologia que mede a “rigidez” dos tecidos (ex.: fígado, tireoide, mamas, tendões), ajudando a diferenciar inflamação e fibrose. Não usa radiação e complementa o ultrassom/RM.